Existe um equívoco no mundo dos negócios online de que, se você criar um ótimo conteúdo, os clientes virão sozinhos. Isso não é realmente verdade e leva os criadores de infoprodutos ao fracasso. Em vez disso, você precisa criar ótimos conteúdos e produtos e, em seguida, comercializá-los de forma assertiva através das ferramentas do marketing.
Se você é novo no mercado dos Infoprodutos, o primeiro passo é entender sobre o chão que você está pisando antes de iniciar a produção do projeto do seus sonhos.
Você sabe de fato o que é um infoproduto e seus formatos? “Produtos de informação” normalmente se referem a um produto que contém conhecimento, propriedade intelectual ou know-how que seja útil para outras pessoas. No mundo do lançamento digital, eles normalmente são oferecidos em formatos como e-books, PDFs, gravações de áudio, gravações de vídeo, sites, etc.
Criar um infoproduto é uma ótima maneira de compartilhar seu conhecimento e gerar receita. O que você precisa fazer é levar seu conhecimento, empacotar em formatos de produto de informação e vendê-lo online. Mas o processo não é tão fácil como parece, e para que isso aconteça, é preciso que primeiramente o seu infoproduto seja desenvolvido e moldado ao seu público-alvo.
Os passos seguintes são importantíssimos.
Agora vamos supor que você pesquisou seu mercado. Já validou sua ideia de produto digital. Definiu seu nicho e desenvolveu o infoproduto. O que fazer agora? Como você lança seu produto digital com sucesso? Seu produto não será útil para todos os nichos. Mas há um grupo especial de pessoas para quem seu produto será absolutamente perfeito. Quando a ideia do seu infoproduto foi concebida, você já deve ter feito a estratégia de para quem estava construindo esse produto. Então o primeiro passo para realizar o seu lançamento digital, é manter um contato próximo com a sua audiência, saber suas dores e como você poderia saná-las através do seu infoproduto. Quais são seus interesses? O que eles fazem? Quais são suas frustrações? Além disso, é nessa etapa que você precisa entender sobre sua concorrência, ela existindo ou não.
Outro passo crucial é ter uma lista de e-mail ou contatos para lançar um produto de informação com sucesso. E não apenas isso, mas é importante que essa lista seja aquecida através de conteúdos diários ou semanais. A construção desse relacionamento desencadeará em sucesso de vendas no futuro. Uma lista que não é alimentada, por outro lado, é aquela em que as pessoas se inscrevem ou procuram os seus serviços e não têm notícias suas por semanas a fio. É difícil se sentir conectado à sua marca quando você não está de fato presente para seu público-alvo. Mas lembre-se, é necessário que esse conteúdo oferecido para a sua lista seja relevante, para que assim você tenha ‘autoridade’ em seu nicho de mercado.
Durante o período de pré-lançamento, é recomendável enviar e-mails sequenciados, que você pode criar com antecedência. As sequências de e-mail são enviadas para sua lista automaticamente. Além dos e-mails, suas redes sociais devem estar voltadas durante todo esse período, para o seu lançamento. Seu público precisa saber o que está acontecendo, e isso só acontecerá através das ferramentas de comunicação e marketing. Com isso, você estará constantemente fornecendo valor ao seu público-alvo, especialmente em tópicos que são relevantes para o seu produto.
Um forte aliado do Lançamento Digital
Outro aliado importantíssimo para o seu lançamento é o tráfego pago. Tráfego pago se refere aos visitantes que chegam até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas, como o Facebook Ads e Google Ads. Diferente do tráfego orgânico, depende do investimento realizado para gerar resultado. A publicidade nas redes sociais através de anúncios, pode trazer um grande retorno para o seu projeto. Essa tática não costuma exigir um investimento muito alto e ainda faz com que a divulgação do seu lançamento digital atinja pessoas que com conteúdo orgânico você não conseguiria atingir com rapidez.
Por último, mas não menos importante, é preciso que antes de partir para o momento de ‘abrir o carrinho’, você disponibilize parte do seu conteúdo gratuitamente. Uma amostra gratuita oferece aos clientes a oportunidade de se interessarem ainda mais por seu infoproduto antes de resolverem direcionar dinheiro para a sua proposta. Isso faz com que seu público consiga acessar seu produto para garantir que ele cumpra suas promessas. Posteriormente, as pessoas que consumirem seu conteúdo gratuito, serão as mais propensas a passarem pelo funil de vendas e aderirem de fato o seu infoproduto pago.
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Por Mayara Pova